Sobre a Cirurgia ortognática, você conhece alguma pessoa que precisou usar aparelho ortodôntico por anos e mesmo assim ainda permanece com aquele rosto “queixudo” ou com o queixo muito recuado, ou até mesmo aquele sorriso que mostra muita gengiva ou então aquele sorriso que quase não aparecem os dentes?
Provavelmente esses pacientes possuem alterações da oclusão (mordida) ou do sorriso por um problema das bases ósseas das arcadas dentais.
As deformidades dentofaciais são as alterações do perfil facial e da oclusão (mordida) devido ao mau posicionamento dos maxilares. Quando somente o tratamento ortodôntico convencional não é suficiente para essa correção,é indicada a Cirurgia Ortognática.
O que é e como é feita
A Cirurgia Ortognática é um procedimento que tem como objetivo a correção das imperfeições da face e do engrenamento dos dentes, relacionadas aos posicionamentos inadequados dos maxilares.
O objetivo é um face harmônica com melhora da estética e função. Inicialmente o ortodontista corrige a posição dos dentes nas bases ósseas e depois o cirurgião realiza o reposicionamento através de cortes ósseos que são fixados com placas e parafusos. O procedimento é todo realizado dentro da boca, sem cicatrizes visíveis.
Indicações: Quais as deformidades dentofaciais mais comuns que necessitam de cirurgia ortognática?
Classe 2
São pacientes que apresentam o perfil de “queixo pra trás”. A arcada superior está bem projetada em relação a arcada inferior. A alteração pode ser por excesso de crescimento do maxilar superior (maxila), pouco desenvolvimento do maxilar inferior (mandíbula) ou a combinação destes.
Classe 3
São pacientes que apresentam o perfil de “queixo pra frente”. A arcada inferior está bem projetada em relação a arcada superior ( mordida cruzada.anterior) A alteração pode ser pelo pouco desenvolvimento do maxilar superior (maxila), excesso de crescimento do maxilar inferior (mandíbula) ou a combinação destes.
Sorriso gengival
Acontece quando existe um crescimento muito acentuado de “cima pra baixo” do maxilar superior, levando o paciente a ter eventualmente dificuldade de selar os lábios e o sorriso com exposição de muita gengiva dando um aspecto pejorativo e desgracioso a estética facial.
Mordida aberta
Pacientes que literalmente apresentam a região anterior entre as arcadas aberta, sem contato dos dentes superiores com os inferiores. Além da dificuldade mastigatória inerente, apresentam traços faciais com muita alteração da estética facial , sorriso, postura da língua e as vezes respiração.
Mordida cruzada
Os pacientes possuem um desenvolvimento insuficiente do maxilar superior (maxila) pela falta de estímulo da passagem do ar para as seios da face. Normalmente são respiradores bucais por problemas como desvio do septo nasal ou hipertrofia (aumento) das adenóides.
A mordida se apresenta cruzada na parte posterior, ou seja, os dentes superiores não encaixam nos inferiores (como uma tampa pequena que não consegue se encaixar e fechar um caixa de largura maior).
O céu da boca é estreito e profundo.Além da correção do engrenamento dentário, a cirurgia Ortognática de expansão da maxila promove uma melhora respiratória importante abrindo o palato (céu da boca) e as fossas nasais aumentando a a ereção das vias aéreas superiores.
Assimetrias faciais
Casos mais severos em que a face é assimétrica, ou seja, um lado possui um crescimento diferente do outro. As causas podem ser má formações congênitas (como a microssomia hemifacial) ou adquiridas (traumatismos levando a anquilose de ATMs ) ou por grande ou falta de estímulo de crescimento de um lado dos ossos da face.
A oclusão é alterada, com desnível entre as arcadas , levando a dificuldade mastigatória, fonatória e alteração estética visível.
Benefícios
A cirurgia ortognática é um procedimento estético-funcional.Cerca de 85% das cirurgias realizadas apresentam como queixa principal dos pacientes uma insatisfação com seu perfil facial. A melhora estética é impactante, com mudanças também na posição do nariz ,lábios. E obviamente o sorriso.
Certamente é o procedimento cirúrgico na face mais transformador, seguido da Rinoplastia. Porém as melhoras não são apenas estéticas; a correção da má-oclusão (mordida errada) leva melhora da função mastigatória, fonatória e em algumas situações a função respiratória também.
Riscos
A cirurgia Ortognática é um procedimento de grande porte ,que necessita de uma avaliação médica cautelosa, com história clínica, exame físico geral e exames pré-operatórios que seu cirurgião julgar necessário para a sua condição de saúde atual e pelo porte grande do procedimento anestésico-cirúrgico.
Uma avaliação pela equipe de anestesia no pré-operatório é desejável e já em rotina em grandes instituições. Eventuais avaliações pré-operatórias de outras especialidades podem acontecer, de acordo com o caso.
A cirurgia é realizada em ambiente hospitalar sob anestesia geral, demandando uma equipe habituada ao procedimento tanto médica (cirurgião, anestesiologista) como de suporte (enfermagem, serviço de nutrição, hotelaria, etc). Normalmente o período de internação é de 1 dia.
Complicações podem acontecer e são inerentes a qualquer procedimento cirúrgico-anestésico como infecções, sangramentos e reações a medicamentos. Algumas específicas ao procedimento como formigamentos na face, dor , inchaço, dificuldade de abrir a boca e obstrução nasal são transitórios e controlados com medicação.
Pós operatório e recuperação
O paciente que se submeter à Cirurgia Ortognática irá ficar um período de 30 dias com restrição a alimentos mais consistentes devido ao bloqueio intermaxilar com elásticos. A boca necessita ficar travada para uma cicatrização correta dos maxilares através da mordida estabilizada na nova posição correta.
A dieta será líquida/pastosa e a mudança para alimentos mais consistentes é gradativa. Repouso relativo, com afastamento de atividades físicas por um período de 15 dias também são indicados. As medicações prescritas são em apresentação de gotas, xaropes ou suspensão, facilitando o uso devido ao bloqueio intermaxilar.
São prescritos anti-inflamatórios e analgésicos gotas para controle da dor e inchaço, enxaguante bucal anti-séptico para higiene e antibióticos (xarope) por um período de 7-10 dias.
Conclusão
A cirurgia ortognática oferece vários benefícios para a saúde, vai muito além da estética. Este tipo de procedimento traz muita qualidade de vida para a pessoa. Procure sempre um profissional qualificado para realizar este tipo de cirurgia, como no site da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.
Klaus Rodrigues