Cirurgia Ortognática: como é feita, indicações, benefícios, riscos e pós-operatório

Klaus Rodrigues - Cirurgia Ortognática

Cirurgia Ortognática: como é feita, indicações, benefícios, riscos e pós-operatório


Sobre a Cirurgia ortognática, você conhece alguma pessoa que precisou usar aparelho ortodôntico por anos e mesmo assim ainda permanece com aquele rosto “queixudo” ou com o queixo muito recuado, ou até mesmo aquele sorriso que mostra muita gengiva ou então aquele sorriso que quase não aparecem os dentes?

Provavelmente esses pacientes possuem alterações da oclusão (mordida) ou do sorriso por um problema das bases ósseas das arcadas dentais.

As deformidades dentofaciais são as alterações do perfil facial e da oclusão (mordida) devido ao mau posicionamento dos maxilares. Quando somente o tratamento ortodôntico convencional não é suficiente para essa correção,é indicada a Cirurgia Ortognática.

O que é e como é feita

A Cirurgia Ortognática é um procedimento que tem como objetivo a correção das imperfeições da face e do engrenamento dos dentes, relacionadas aos posicionamentos inadequados dos maxilares.

O objetivo é um face harmônica com melhora da estética e função. Inicialmente o ortodontista corrige a posição dos dentes nas bases ósseas e depois o cirurgião realiza o reposicionamento através de cortes ósseos que são fixados com placas e parafusos. O procedimento é todo realizado dentro da boca, sem cicatrizes visíveis.

Indicações: Quais as deformidades dentofaciais mais comuns que necessitam de cirurgia ortognática?

Classe 2

São pacientes que apresentam o perfil de “queixo pra trás”. A arcada superior está bem projetada em relação a arcada inferior. A alteração pode ser por excesso de crescimento do maxilar superior (maxila), pouco desenvolvimento do maxilar inferior (mandíbula) ou a combinação destes.

Classe 3

São pacientes que apresentam o perfil de “queixo pra frente”. A arcada inferior está bem projetada em relação a arcada superior ( mordida cruzada.anterior) A alteração pode ser pelo pouco desenvolvimento do maxilar superior (maxila), excesso de crescimento do maxilar inferior (mandíbula) ou a combinação destes.

Cirurgia Ortognática

Sorriso gengival

Acontece quando existe um crescimento muito acentuado de “cima pra baixo” do maxilar superior, levando o paciente a ter eventualmente dificuldade de selar os lábios e o sorriso com exposição de muita gengiva dando um aspecto pejorativo e desgracioso a estética facial.

Mordida aberta

Pacientes que literalmente apresentam a região anterior entre as arcadas aberta, sem contato dos dentes superiores com os inferiores. Além da dificuldade mastigatória inerente, apresentam traços faciais com muita alteração da estética facial , sorriso, postura da língua e as vezes respiração.

Mordida cruzada

Os pacientes possuem um desenvolvimento insuficiente do maxilar superior (maxila) pela falta de estímulo da passagem do ar para as seios da face. Normalmente são respiradores bucais por problemas como desvio do septo nasal ou hipertrofia (aumento) das adenóides.

A mordida se apresenta cruzada na parte posterior, ou seja, os dentes superiores não encaixam nos inferiores (como uma tampa pequena que não consegue se encaixar e fechar um caixa de largura maior).

O céu da boca é estreito e profundo.Além da correção do engrenamento dentário, a cirurgia Ortognática de expansão da maxila promove uma melhora respiratória importante abrindo o palato (céu da boca) e as fossas nasais aumentando a a ereção das vias aéreas superiores.

Assimetrias faciais

Casos mais severos em que a face é assimétrica, ou seja, um lado possui um crescimento diferente do outro. As causas podem ser má formações congênitas (como a microssomia hemifacial) ou adquiridas (traumatismos levando a anquilose de ATMs ) ou por grande ou falta de estímulo de crescimento de um lado dos ossos da face.

A oclusão é alterada, com desnível entre as arcadas , levando a dificuldade mastigatória, fonatória e alteração estética visível.

Benefícios

A cirurgia ortognática é um procedimento estético-funcional.Cerca de 85% das cirurgias realizadas apresentam como queixa principal dos pacientes uma insatisfação com seu perfil facial. A melhora estética é impactante, com mudanças também na posição do nariz ,lábios. E obviamente o sorriso.

Certamente é o procedimento cirúrgico na face mais transformador, seguido da Rinoplastia. Porém as melhoras não são apenas estéticas; a correção da má-oclusão (mordida errada) leva melhora da função mastigatória, fonatória e em algumas situações a função respiratória também.

Riscos

A cirurgia Ortognática é um procedimento de grande porte ,que necessita de uma avaliação médica cautelosa, com história clínica, exame físico geral e exames pré-operatórios que seu cirurgião julgar necessário para a sua condição de saúde atual e pelo porte grande do procedimento anestésico-cirúrgico.

Uma avaliação pela equipe de anestesia no pré-operatório é desejável e já em rotina em grandes instituições. Eventuais avaliações pré-operatórias de outras especialidades podem acontecer, de acordo com o caso.

Rinoplastia
Exemplo de antes e depois

A cirurgia é realizada em ambiente hospitalar sob anestesia geral, demandando uma equipe habituada ao procedimento tanto médica (cirurgião, anestesiologista) como de suporte (enfermagem, serviço de nutrição, hotelaria, etc). Normalmente o período de internação é de 1 dia.

Complicações podem acontecer e são inerentes a qualquer procedimento cirúrgico-anestésico como infecções, sangramentos e reações a medicamentos. Algumas específicas ao procedimento como formigamentos na face, dor , inchaço, dificuldade de abrir a boca e obstrução nasal são transitórios e controlados com medicação.

Pós operatório e recuperação

O paciente que se submeter à Cirurgia Ortognática irá ficar um período de 30 dias com restrição a alimentos mais consistentes devido ao bloqueio intermaxilar com elásticos. A boca necessita ficar travada para uma cicatrização correta dos maxilares através da mordida estabilizada na nova posição correta.

A dieta será líquida/pastosa e a mudança para alimentos mais consistentes é gradativa. Repouso relativo, com afastamento de atividades físicas por um período de 15 dias também são indicados. As medicações prescritas são em apresentação de gotas, xaropes ou suspensão, facilitando o uso devido ao bloqueio intermaxilar.

São prescritos anti-inflamatórios e analgésicos gotas para controle da dor e inchaço, enxaguante bucal anti-séptico para higiene e antibióticos (xarope) por um período de 7-10 dias.

Conclusão

A cirurgia ortognática oferece vários benefícios para a saúde, vai muito além da estética. Este tipo de procedimento traz muita qualidade de vida para a pessoa. Procure sempre um profissional qualificado para realizar este tipo de cirurgia, como no site da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.

47 comentários para “Cirurgia Ortognática: como é feita, indicações, benefícios, riscos e pós-operatório

  1. Maria Inês dos Santos

    Eu gostaria de saber se a cirurgia ortográfica pode perfurar o palato ou deixar os lábios adormecidos entre outros.

    • Klaus Rodrigues

      Olá Maria,os lábios adormecidos são situações que ocorrem e normalmente são passageiras.A perfuração do palato é uma situação bem mais rara,mas pode ocorrer.Obrigado pelo contato.

  2. Maria Inês dos Santos

    Quero saber se a cirurgia ortográfica pode perfurar o palato ou deixar os lábios adormecidos entre outros.

  3. Samuel. depois de 2 dias do pós operatório,, começou a sair pus pela boca, o que devo fazer para resolver este problema.

    • Klaus Rodrigues

      Olá Samuel,importante você voltar ao seu cirurgão para uma avaliação clínica e diagnóstico correto para que possa seja instituído o melhor tratamento.Obrigado pelo contato.

  4. me chamo tainá meu namorado fez a cirurgia no maxilar passou uns 10 dias o medico receitou que fizesse exercicio com a boca fez a tentativa de abri-la e não conseguiu isso e normal?

    • Klaus Rodrigues

      Olá,Tainá.Essa dificuldade de abertura com esse tempo de pós-operatório é totalmente normal.Importante uma avaliação com seu cirurgião nos pós operatório para acompanhamento dessa abertura bucal.

  5. Existe possibilidade de alergia a anestesia geral?

  6. Ga possibilidade de alergia a anestesia geral

    • Klaus Rodrigues

      A alergia pode ocorrer a algum medicamento utilizado na anestesia geral.Importante uma consulta com seu cirurgião e uma avaliação anestésica pré-operatória para tentar identificar alguma história de alergia prévia.Obrigado pelo contato.

  7. Cristiane Carvalho

    Com quanto tempo pode ter relação sexual

    • Klaus Rodrigues

      Cristiane,isso depende da extensão da cirurgia.Importante avaliação com seu cirurgião para que possa te orientar melhor.

  8. SILMARA CAMPOS COIMBRA

    a cirurgia para classe 2 é dolorida?

    • Silmara,a dor pós operatória é controlada na maioria das vezes com analgésicos via oral.A resposta ao estímulo doloroso é extramemente individual.Importante seu médico ou dentista esclarecer todas as dúvidas antes do procedimento.

  9. Felipe da Silva

    Eu felizmente consegui fazer esse procedimento cirúrgico, e estou com receio em relação a infecção dos pontos, faço a limpeza o mais completa e perfeita possível para o meu estado, mas minha língua ainda continua meio branca, isso é normal?

    • Ola Felipe,geralmente essa placa branca é a saburra.O controle do estado cicatricial das feridas deve ser feito pelo seu cirurgião.infecções no pós operatório de cirurgia ortognática não são comuns,mas é necessário acompanhamento até cicatrização completa.

  10. quanto tempo que dão de atestado para entregar na empresa?

    • Olá Gisele,obrigado pelo contato.Normalmente um afastamento das atividades por 15 dias é o suficiente para um recuperação satisfatória.

  11. E obrigatório uso de aparelho antes de fazer a cirurgia??

    • Olá,Hevelyn.Em algumas situações ,muito específiicas é possível realizar a cirurgia sem o tratamento ortodôntico prévio.É o que chamamos de benefício antecipado,Se opera primeiro,e depois o ortodontista finaliza o tratamento.Obrigado pelo contato.

  12. Passe por dez anos de tratamento ortodôntico no intuito de evitar a cirurgia, usei diversos aparelhos durante toda a infância e adolescência. Entretanto será necessário passar pela cirurgia, gostaria de saber se haverá obrigatoriedade do uso do aparelho ortodôntico fixo após a cirurgia?

    • Ola Renatta,obrigado pelo contato.O tempo de tratamento ortodôntico depende muito do planejamento que o cirurgião e ortodontista fizeram para o seu caso.Existem hoje outras possibilidades além do aparelho fixo.Marque uma avaliação conosco para entendermos e orientar melhor o seu caso.Aguardo sua visita.Grande abraço.

  13. Gostaria de saber se existe a possibilidade do plano de saúde cobrir a ortognatica antes dos 24 meses de carência

    • Ola Brenda.As cirurgias eletivas como a Ortognática,por exemplo,necessitam que o tempo de carência seja respeitado.Somente os procedimentos de urgência e emergência que não seguem esta norma.Entre em contato com sua operadora de saúde para mais detalhes sobre seu plano.Obrigado pelo pergunta.Espero ter ajudado.

  14. Gostaria de saber se a cirurgia ortognática para correção de sorriso gengival pode ser feita por convênio

  15. Faz cirurgia de reposicionamento labial ? A cirurgia de reposicionamento labial e definitiva pata sorriso gengival ?

    • Olá Walquiria,o tratamento do sorriso gengival apresenta resultados melhores e definitivos com cirurgia ortognática.Obrigado pelo contato.

  16. Fiz a cirurgia já faz um ano, minhas gengivas estão brancas, o quê fazer voltar a cor normal?

    • Olá Maurício,não existe relação entre coloração da gengiva e cirurgia ortognática,ainda mais num pós-operatório tardio.Obrigado pelo contato

  17. Ana Paula Aparecida Oliveira Balbino

    Eu gostaria de perguntar no meu caso eu preciso de cirurgia porque se eu deixar a boca por muito corro o risco de travar meu maxilar e também quando eu falo parece que ia travar meu maxilar.

    • Olá Ana Paula,é preciso avaliar durante a consulta seu quadro.Aparentemente pelo que você descreve é um problema com a articulação da mandíbula e existem para isso,diferentes tratamentos.Agradeço pelo contato.

  18. Graciana Leopoldina Correa

    Então meu filho tem mordida cruzada de grau 3, porém ele não pensa e não quer fazer a cirurgia,mesmo assim ainda há algum prosseguimento à ser feito?
    Desde já agradeço

  19. Olá,
    Gostaria de saber qual tipo de aparelho precisa usar antes da cirurgia da classe 2 ?
    O meu sonho é fazer a cirurgia !

    • Olá,o tratamento ortodôntico pode variar em em tempo e tipo ( aparelho fixo ou alinhadores).É importante uma avaliação com seu ortodontista que juntamente com o cirurgião,irão traçar um plano de tratamento para o seu caso.Obrigado pelo contato.Estamos as ordens,aqui em BH,se precisar.

  20. Olá, gostaria de saber quem teve trombose pode fazer essa cirurgia

    • Sim,avaliando-se os riscos e benefícios da cirurgia e se optando por operar,fazendo-se os métodos indicados de profilaxia.Obrigado pelo contato.

    • Ola Edjeane,pode sim.Mas devem ser adotadas medidas como o uso de anti-coagulantes,perneiras pneumáticas e outras condutas que seu médico irá avaliar para evitar outra trombose ou embolia pulmonar.

  21. Maria Zei Fabricio de Medeiros

    Bom dia Dr. Klaus!

    Meu filho vai fazer uma cirurgia de expansão do céu da boca. Tem algum risco de dar errada, ou acontecer de não junção dos ossos? Obrigada e fico no aguardo da resposta.

    • Olá Maria,a expansão da maxila ou disjunção do palato,é uma cirurgia que apresenta pouquissímas possibilidades de não ocorrer bem.Mas,como todo procedimento cirúrgico,ela é passível de complicações e falhas.Procure um cirurgião com experiência e que explique bem como é feita,riscos e benefícios.Obrigado pelo contato.Um abraço.

  22. Tem riscos de haver perda da fala na ortognática classe 3?

    • Olá Rayane,não existe essa possibilidade,pois não operamos a laringe.O que acontece é o contrário:Algumas deformidades não tratadas apresentam dificuldade na articulação da fala pela postura errada da língua.A correção do posicionamento dos maxilares associado a fonoaudiologia pós-operatória melhoram a pronúncia das palavras e corrigem esse problema.Obrigado pelo contato.

  23. Natalino Carvalho

    Após a operação o paciente corre os riscos de perder o movimento do queixo? Quais são os riscos que ela pode oferecer?

  24. olá,

    é necessário algum tipo de fisioterapia facial ,pós o procedimento?

  25. Doutor sou classe 3, a ortognatica pode levar a pessoa a neraugia dos trigemeos?

    • Olá Diego,não há relato na literatura sobre nevralgia.O que pode acontecer é uma perda da sensibilidade, principalmente no lábio inferior ,que na grande maioria dos casos é temporária.

Comente


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

×