Cirurgia Ortognática e Rinoplastia

Klaus Rodrigues - Cirurgia Ortognática

Cirurgia Ortognática e Rinoplastia

A etimologia da palavra ortognática vem do grego “ Orthos” (certo,correto,alinhado) e “Gnathos” (maxilar). Ou seja, a cirurgia ortognática tem como o objetivo a correção da má oclusão através do reposicionamento dos maxilares. Através de cortes nas bases ósseas da maxila (maxilar superior) e mandíbula (maxilar inferior) é realizado esse reposicionamento das arcadas, melhorando a função mastigatória, fonatória e respiratória em alguns casos.O ganho estético é indiscutível, pois a harmonia entre os ossos da face é re-estabelecida.

Outra cirurgia facial comumente realizada é a Rinoplastia. A Rinoplastia ou cirurgia do nariz, é um procedimento médico realizado por cirurgiões plásticos ou otorrinolaringologistas, que visa melhorar a harmonia facial e proporções do nariz. O procedimento também tem o objetivo de melhorar a respiração, ao corrigir defeitos estruturais do nariz.

A associação da cirurgia ortognática e rinoplastia vem se tornando mais forte, principalmente pela maior demanda estética dos pacientes. Algumas situações, em especial, apresentam boas indicações para a realização dos dois procedimentos, que são:

1. Cirurgia ortognática com reposicionamento da maxila ( maxilar superior): Movimentos como o encurtamento da maxila (impacção) para tratamento do Sorriso gengival, por exemplo, levam a alteração na posição da base nasal com alargamento das narinas.Uma rinoplastia estruturada é indicada para corrigir essa alteração estética e melhorar a parte respiratória.Movimentos de avanço ,aumentam a projeção da ponta nasal, levando a uma desproporção, em alguns casos ,entre o dorso e a ponta “levantada” pelo movimento da maxila.A rinoplastia estruturada corrige essa alteração ,melhorando a estética e a função nasal.

2. Pacientes que apresentam um queixo muito retraído, característico da Classe 2, e um nariz “grande”, se beneficiam do avanço mandibular em associação com a Rinoplastia.As proporções entre o Nariz que está na parte central da face e a parte inferior (mandíbula e queixo) otimizam e muito o resultado estético desses procedimentos.

4 comentários para “Cirurgia Ortognática e Rinoplastia

  1. Leonardo Vendelino

    Tenho 18 anos e tenho um nariz torto, e uma assimetria na mandibula, ai gostaria de saber se posso realizar a rinosseptoplastia primeiro que a ortognatica

    • Olá Leonardo,obrigado pelo contato.Sua dúvida é muito pertinente.Evita-se fazer qualquer procedimento nasal,seja funcional como correção do desvio ou associado a rinoplastia estética antes da ortognática.Isto porque,a maioria das assimetrias faciais são corrigidas com cirurgias na mandíbula e na maxila.A cirurgia na maxila pode alterar a base,ponta nasal e ainda promover algum desvio pequeno no septo.A outra desvantagem é que havendo indicação de outra rinoplastia para correção dessas alterações ,ela deverá ser feita com cartilagem da costela. Portanto:Ortognática primeiro e rinosseptoplastia no mesmo tempo cirúrgico ou 4-6 meses depois de preferência.Um abraço.

  2. Tenho 33 anos, tenho desvio de septo e uma narina mais fechada que a outra, sendo que esta que é mais fechada literalmente fecha quando inspiro um pouco mais profundo, principalmente quando faço atividade física e quando estou dormindo (minha esposa me falou várias vezes). Estes fatores podem ser responsáveis pelo meu ronco enquanto durmo? Por esta informação, é possível dizer que sou apto a realizar a rinosseproplastia?

    • Olá Miguel,o ronco e a apnéia podem estar presentes e possuem diversas causas como alterações nasais,da língua,tamanho da mandíbula,obesidade entre outros.Sugiro uma avaliação com um cirurgião craniomaxilofacial ou otorrino.Um abraço.

Comente


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

×