Cirurgia Ortognática x alinhadores estéticos

Cirurgia Ortognatica com Klaus Rodrigues

Cirurgia Ortognática x alinhadores estéticos

Hoje vamos falar sobre Cirurgia Ortognática e alinhadores estéticos e compreender como o planejamento é fundamental para este procedimento.

O sucesso de qualquer cirurgia, em especial a cirurgia ortognática, depende de vários fatores, mas principalmente de um diagnóstico correto e uma proposta de tratamento bem clara, que envolva a participação constante do ortodontista e o total comprometimento do paciente no pré e pós-operatório.

Cirurgia Ortognática
Cirurgia Ortognática. O planejamento é importante

A cirurgia ortognática apresenta entra umas das indicações a correção das deformidades dentofaciais que não são possíveis ou apresentam resultados estéticos pobres apenas com a ortodontia compensatória.

Conheça o Dr. Klaus Rodrigues

O tratamento compensatório difere totalmente do cirúrgico, visto que tem como objetivo camuflar as discrepâncias dento-esqueléticas por meio de inclinações dentárias. No preparo pré-cirúrgico o raciocínio é inverso, ou seja, as compensações dentárias são eliminadas, o paciente percebe que durante o tratamento pré-cirúrgico sua oclusão (mordida) torna-se “ pior”.

A cirurgia é então realizada quando os arcos dentários superior e inferior estão alinhados e nivelados, para um reposicionamento correto dos maxilares cirurgicamente.

Cirurgia Ortognatica com Klaus Rodrigues
Cirurgia Ortognatica com Klaus Rodrigues

A cirurgia ortognática evoluiu com o planejamento virtual que permite o reposicionamento 3D dos maxilares utilizando exames de imagem como a tomografia ,escaneamento das arcadas além da avaliação clínica que ainda é a mais importante.

O mesmo aconteceu com a ortodontia, que passou do método convencional com o uso de bracktes para um era digital, com uma tecnologia que permite corrigir o posicionamento dos dentes com uso de placas removíveis conhecidas como alinhadores estéticos (por exemplo: O INVISALIGN, dentre outras marcas).Tornou-se a opção para pacientes que procuram a estética e uma forma alternativa de tratamento.

Leia mais sobre cirurgia ortognática

Além do benefício estético já citado, outra vantagem é que o ortodontista realiza planejamento virtual a partir de softwares específicos que simulam todo o andamento da terapia ortodôntica com uma interação maior do paciente que tem a oportunidade de visualizar como ficará o resultado final e também ter uma idéia de quantos alinhadores serão necessários até o momento da cirurgia.

A outra vantagem é a melhora do diálogo e interação com o cirurgião, ao utilizarem imagens do software para juntos traçarem um plano de tratamento ideal para cada paciente, proporcionando um tratamento orto-cirúrgico com maior riqueza de detalhes, rapidez e segurança.

Comente


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

×