Klaus Rodrigues é médico e cirurgião-dentista, especialista em cirurgia plástica pela SBCP.
Sua dupla formação oferece uma visão mais completa em cirurgia facial, principalmente cirurgia ortognática.
. Klaus Rodrigues é Membro Titular e Especialista em Cirurgia Craniomaxilofacial pela Associação Brasileira de Cirurgia Crânio-Maxilo-Facial-ABCCMF
. Graduação em Medicina pela Faculdade de Medicina de Barbacena-MG
. Graduação em Odontologia pela PUC-MG
. Médico Cooperado da UNIMED BH
. Professor de Técnica Operatória da Faculdade Ciências Médicas de Minas Gerais FCMMG
. Pós-Graduado em Implantodontia.
. Residência em Cirurgia Geral no Hospital Felício Rocho
. Membro Adjunto do Colégio Brasileiro de Cirurgiões
. Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Felício Rocho
. Fellow em Cirurgia Craniomaxilofacial no Hospital Felicio Rocho
. Membro Titular e Especialista em Cirurgia Plástica pela SBCP
Cirurgia Ortognática
O que é
A Cirurgia Ortognática é um procedimento que tem como objetivo a correção das imperfeições da face e do engrenamento dos dentes, relacionadas aos posicionamentos inadequados dos maxilares. O objetivo é um face harmônica com melhora da estética e função.
Para quem?
Pacientes que apresentam: sorriso gengival (crescimento ósseo excessivo vertical da maxila), prognatismo (maxila e/ ou mandíbula muito desenvolvidas), retrognatismo (maxila e/ou mandíbula muito recuadas, com pouco crescimento) ou casos mais severos em que a face é assimétrica, ou seja, um lado possui um crescimento diferente do outro.
Como funciona
Inicialmente o ortodontista corrige a posição dos dentes nas bases ósseas e depois o cirurgião realiza o reposicionamento através de cortes ósseos que são fixados com placas e parafusos. O procedimento é todo realizado dentro da boca, sem cicatrizes visíveis.
Cirurgia Ortognática e suas classes
Classe 1
É a relação harmônica entre os maxilares, com um engrenamento correto da mordida.
Classe 2
São pacientes que apresentam o perfil de “queixo pra trás”. A arcada superior está bem projetada em relação a arcada inferior. A alteração pode ser por excesso de crescimento do maxilar superior (maxila), pouco desenvolvimento do maxilar inferior (mandíbula) ou a combinação destes.
Classe 3
São pacientes que apresentam o perfil de “queixo pra frente”. A arcada inferior está bem projetada em relação a arcada superior. A alteração pode ser pelo pouco desenvolvimento do maxilar superior (maxila), excesso de crescimento do maxilar inferior (mandíbula) ou a combinação destes.
⭐ ⭐ ⭐ ⭐ ⭐
O que os pacientes falam
Maria Júlia
Excelente profissional. Fiz minha rinoplastia com o Dr. Klaus e estou muito satisfeita. Ele é super caprichoso e atencioso tanto no pré quanto no pós operatório. Super indico!!
Lucas Lima de Souza
Após minha fratura no nariz, o Doutor Klaus consertou 100% os danos causados, sem ficar nenhuma sequela. E melhorou muito o visual e a respiração.
Izabela Ferreira
Dr. Klaus é um profissional de excelência, dedicado e íntegro. Ele realizou minha cirurgia ortognática no início de 2021, estou muito feliz com o resultado e sempre será minha indicação como médico bucomaxilo.
Sobre recuperação e riscos
Pós operatório e recuperação
O paciente que se submeter à Ortognática irá ficar um período de 30 dias com restrição a alimentos mais consistentes devido ao bloqueio intermaxilar com elásticos. A dieta será líquida/pastosa e a mudança para alimentos mais consistentes é gradativa. Repouso relativo, com afastamento de atividades físicas por um período de 15 dias também são indicados.
Riscos
Complicações inerentes a qualquer procedimento cirúrgico-anestésico como infecções, sangramentos, reações a medicamentos e algumas específicas ao procedimento como formigamentos na face, inchaço, dificuldade de abrir a boca e obstrução nasal que são transitórios.
Alguns exemplos de antes e depois
O objetivo da cirurgia ortognática é uma recuperação da harmonia facial, com uma correta relação entre as arcadas dentais, melhorando a função mastigatória, respiratória e fonatória.
Blog do Klaus
Saiba mais sobre a cirurgia plástica no Brasil
O Brasil é o segundo país no mundo onde é realizado o maior número de cirurgias plásticas, com 1.592.106 procedimentos por ano, ficando atrás somente dos Estados Unidos, com 1.620.855.
De acordo com levantamento realizado pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), o Brasil possui cerca de um cirurgião plástico para cada 44 mil habitantes. Número considerado elevado se comparado aos Estados Unidos, em que se tem um especialista para cada 50 mil.
Klaus Rodrigues no Instagram